Photobucket

Visite também

banner,blog,bela,mensagem,coração

28/05/2010

Tuí , o meu Porquinho da India


Olá mundo.
Todo mundo tem algum bichinho preferido da natureza.
Além dos preferidos gatos e cachorros,tem gente(como eu)que tem preferência também por outros um pouco menos adotados,como é o caso do Porquinho da India.
Eles são fofos,macios e tem a cara de um coelho.
Dá até pra se passar por um coelhinho da Páscoa,não?
Um dia desses quando fui ao Pet Chop,eu não resisti esta fofura aí e levei uma porquinha da India que hoje chamamos de Tuí.
Eram dois irmãos que estavam á venda no dia da compra,mas eu escolhi a Tuí porque ela era um pouco mais calma que o irmãozinho dela.
Ela é toda branca,orelhas pretas e a tem a pata direita manchada de preto.

Á quase um mês atrás,ela era bem menor que nas imagens.
Um porquinho da India como ela,pesa cerca de 900 gramas na idade adulta,portanto,ela ainda vai crescer bastante.
Este é meu segundo porquinho da India.
O primeiro eu doei quando engravidei,porque não suportava o cheirinho de galinha que eles tem(coisa de grávidez mesmo).
O meu único problema agora com a Tuí,é que eu tenho que ficar vigiando ela para os gatos dos visinhos não entrarem na minha casa e devorarem ela.
Gente...vocês não sabem como isso é estressante!
Quando eu saio de casa, sempre me dá a sensação de que eu deixei uma janela aberta e os gatos entraram dentro de casa para comerem meu porquinho.
Outra coisa que eu não aguento mais é ficar pegando mato todos os dias pra Tuí.
Todo santo dia eu volto da escola bem cedo e tenho que ficar 15 minutos ou mais pegando o café da manhã dela,depois mais á tarde o almoço e á noite o jantar etc e tudo isso é ´´mato``!
Se eu não fizer isso,ela chora,chora,chora alto mesmo.Não sei oque faço,pois ela nem liga pra ração.Só quer o tal mato!
Eu já comprei dois tipos de ração para ela:uma própria para porquinho da India e uma outra ração para coelhos.Ela come bem pouquinho e volta á chorar querendo o ´´mato``.

Tirando isso,ela é perfeita.
Quase não suja o ambiente,é super carinhosa,fica querendo colo,não foge quando está solta na casa ou no quintal etc.

Eu amo a Tuí.
Ah...ela é um pouco chorona também,mas mesmo assim ainda é muito fofa.

Alimentação para os porquinhos da India:

Bom...eles comem uma infinidade de coisas,mas o ideal mesmo é dar para eles só a ração especial para porquinhos da India ou a ração para coelhos mesmo.
Também é bom complementar o cardápio destes bichinhos com frutas e folhas como couve etc.
Eles adoram folhas.
Cada porquinho da India tem suas folhas e frutas preferidas.
A alface é mais indicada em casos raros pois podem provocar alguns problemas intestinais nestes bichinhos.
O que a Tuí gosta muito de comer é bolacha de água e sal,mas eles gostam de experimentar de tudo e enjoam muito fácil da alimentação,por isso é sempre bom ir variando o cardápio deles.
Eles são muito inteligentes.
Tem audição muito aguçada.
Eles sabem quando você volta da feira,quando alguém abre a geladeira,quando tem visitas em casa,enfim...eles aprendem um monte de coisas e percebem tudo oque está á acontecendo á volta só em ouvir o barulho e reagem á tudo oque acontece na casa.
São lindos.
A Tuí tem cerca de três meses,mas há relatos de poquinhos da India que viveram cerca de 14 anos!Eu não encontrei a fonte dessa informação mas ouvi dezer que ela está no Guinness Book.
É claro que isso é raro,mas a vida de um porquinho da India comum bem cuidado é cerca de 3 á 7 anos,dependendo da forma de vida e cuidades que você tem com eles.
Eu espero que a Tuí viva muitos anos.
Bem vinda Tuí...

5 comentários:

Cah Abreu disse...

ontem comprei uma porquinha da índia e ela é albina, tô um pouco preocupada com isso, li que os albinos tem facilidade de ficar doente, tirando isso ela é uma fofa, adora roer e eu tô muito feliz! Ela tá um pouco assustada, mas axo que isso é normal... o nome dela é madonna, homenagem a cachorra bull terrier do meu marido que já morreu, minha poodle tá louca pra dá o bote nelaa, tô fazendo de tudo pra ela se acostumar, tbm tenho uma gata, mas ela não tem aii pra madonna, ela ficou com um pouco de medo, espero que continue assim!

Gosteii muito das suas dicas! muito legal seu blog!

Anônimo disse...

eu guanhei ontem o meio porquinho da india o nome dele ainda n escolhi mas provissoramente é pipoca.n sei si é conhecidencia de mas mas ele é igual a TUI o pelo td branco olhos vermelhos orelhas pretas e a patinha esquerda é machada de preto ele tem 6 meses e é o meu 1ª.
aah e CAH ABREU eles sao muitos assustados mesmo ate quando troca a casinha deles de lugar eles estranha.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Qual abraça do seu porquinho????

Unknown disse...

Qual a raça??????

Blog Widget by LinkWithin

Leia tambem...

Photobucket